sábado, 2 de outubro de 2010

DEPRESSÃO


Depressão – sintomas e tratamentos



A depressão podemos chamar de uma doença moderna que nos dias de hoje é fácil encontrar algumas pessoas com esses sintomas.
É uma tristeza profunda que vem de dentro de nossa almafazendo nos sentir de baixo astral, e nos achando as últimas das últimas pessoas.
A depressão é uma doença igual a qualquer outra que exige tratamento e acompanhamento médico.
A ajuda para uma depressão não é você tentar fazer com que a pessoa reaja mais sim aconselhar a procurar um profissional que possa ajudar
A realidade que uma depressão só sabe como é quem já passou ou está passando pois para muitos depressivos não vê solução para nada na sua vida tudo é ruim ou pode ficar.
Os sintomas da depressão:
Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso
Sintomas que são associados aos sintomas centrais: 
Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança…
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual
Tipos de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares e a depressão bipolar. O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.
Câncer e Depressão
Pacientes com diagnóstico de câncer geralmente formam quadros de depressão e muitas vezes atingindo a família também.
A possibilidade de morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões que atingem os pacientes de câncer e levando a depressão e muitas vezes a junção das duas doenças realmente leva a morte da pessoa.
Como identificar a depressão
A pessoa perde o prazer da vida fica constantemente triste quase todos os dias, não tem tanto prazer, interesse com suas coisas, sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, um peso morto na família.
E com isso acaba trazendo pensamentos de suicídio. Se o quadro durar duas semanas ou um pouco mais pode-se identificar como quadro de uma depressão.
Suas causas 
A depressão não tem estudo que garanta uma causa exata que leve a pessoa a depressão uma explicação correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor ou eventos estressantes como a perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades mas mesmo assim não são eventos fortes o suficiente para desencadear depressão.
Tratamento indicado para as pessoas com quadro depressivo é o acompanhamento médico nos quais são passados alguns medicamentos com antidepressivos.


Três atitudes para superar a Depressão
Adote estas estratégias e de um chega para lá na tristeza e na melancolia.  


1 – Assuma o comando da sua vida: Quem atribui o sofrimento a fatores alheios à sua vontade (família, chefe, companheira(o), a situação do país e até mesmo Deus) tende a apresentar sintomas depressivos mais severos. É o que revelou um estudo publicado no Psychological Bulletin americano: -“Pessoas que internalizam seus problemas e tomam o controle da situação são menos suscetíveis à doença”, afirma Peter Norton, diretor da clínica de Ansiedade da Universidade de Houston(EUA). 



2 – Confie no seu taco: Pesquisadores da Universidade de Ohio(EUA) constataram que aqueles que duvidam dos próprios julgamentos têm mais propensão a se sentir deprimido. Em um teste com mais de 700 estudantes universitários, essa característica psicológica foi observada em mais de 50% dos depressivos. Um estudo da publicação americana Personality and Individual Differences reforçou esse elo: os inseguros tendem a se deprimir por encarar decisões importantes como provações.



  3 – Não tente ser perfeito: É saudável ter altos padrões de exigência. Mas a tendência a cultivar um perfeccionismo obsessivo (cuja origem está na necessidade de ser aceito ou amado) é fator de predisposição à depressão, diz um estudo do Journal of Abnormal Psychology(EUA). Esse comportamento – acreditar que os outros só vão lhe dar valor se você for perfeito – gera estresse e corrói a auto-estima. 



Fonte: Men’s Health Brazil – www.menshealth.com.br


DEPRESSÃO X AUTO-ESTIMA


A DEPRESSÃO é um mal moderno com causas pouco definidas.Para combatê-la é preciso CORAGEM DE VIVER EM PLENITUDE!
Aperto no peito, insônia, angústia,choro compulsivo,solidão compulsiva, ausência de "sonhos","inverno"constante no coração,tristeza indefinida que vai e volta com carga redobrada - isto é DEPRESSÃO!
Entre os sintomas mais comuns estão: momentos de profunda tristeza,choro compulsivo sem causa aparente, hostilidade e irritação ( com aqueles que estão de bem com a vida), ansiedade, desesperança, perda de afeição (dificuldade em dar e receber), vontade de morrer (incluindo tentativas de suicídio)...ISTO É DEPRESSÃO!
Falta de objetivos, metas inadequadas, baixa auto estima, valorização das qualidades dos outros,etc...Também é DEPRESSÃO!
Reconhecer que temos qualidades e defeitos , e que estamos em constante mudança ; reconhecer os méritos que temos e olhar imparcialmente para alguns aspectos mais difíceis de admitir;sentir que o que temos de positivo pode nos dar energia e coragem para melhorar nossas fraquezas, efetuar mudanças produtivas em nossa vida... Isto é AUTO ESTIMA!
Limpar nosso corpo de "substâncias tóxicas"; ter ao nosso lado relacionamentos compartilhados; cultivar alegria , esperança, habilidades, ânimo, desejos e bons sentimentos sobre si mesmo; ligar-se ao "eu interior"onde exercemos escolhas....Isto é AUTO - ESTIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário